Troca e manutenção dos pneus: entenda a importância

Pneus sempre balanceados e novos

A troca dos pneus dianteiros e traseiros do carro é uma das formas mais eficazes de garantir a segurança dos passageiros. Grande parte dos motoristas não dá muita importância para a manutenção dos pneus, mas por eles serem as partes do veículo que entram em contato direto com o solo, os pneus recebem os maiores impactos e sofrem muitos desgastes ao longo do tempo.

Para evitar o desgaste acentuado dos pneus, é fundamental prestar atenção na validade dos mesmos, ter cuidados com a calibragem, alinhamento e balanceamento e observar os sulcos. A legislação brasileira estabelece que os pneus tenham, no mínimo, 1,6 milímetros de profundidade para que o motorista trafegue sem riscos.

Qual o tempo certo para troca dos pneus?

Não existe uma conta exata de quanto tempo ou quantos quilômetros podem durar os pneus (média de validade: 5 anos | média de km: 50 mil). O fato é que a manutenção de rotina aumenta sua durabilidade.

O primeiro sinal de que está na hora de comprar pneus novos é quando as barras indicadoras de desgaste (TWI – Tire Wear Indicator), presentes entre os sulcos da borracha, chegam ao mesmo nível da banda de rodagem. Lembrando ainda que a aparição de pequenos arames, que surgem justamente com o desgaste da borracha, bem como a aparição de bolhas nos pneus também são sinais de alerta, indicando que a troca deve ser feita o quanto antes.

Características dos pneus

Todo pneu vem marcado com um código que indica seu tamanho – largura, altura, raio da roda em que ele vai montado, velocidade máxima, capacidade de carga, além de indicadores importantes como Traction, Temperature e Treadwear.

Traction

Ele diz respeito à aderência do pneu em pista molhada.

A melhor nota nesse quesito é AA, depois A, B e, por último, C, a categoria que se sai pior quando o asfalto está molhado.

Temperature

O atrito da banda de rodagem com a pista aquece o pneu.

O calor em excesso é prejudicial, por isso os pneus são desenvolvidos para dissipar o calor de forma eficiente.

Ao lado de “TEMPERATURE” pode haver a letra A, B ou C. Os pneus da categoria A são aqueles que dissipam melhor o calor e, por isso, esquentam menos, enquanto os da C esquentam mais.

Treadwear

Diz respeito à rentabilidade e o desgaste natural do pneu.

É um número que varia de 60 a 700. Quando mais alto ele for, sinal de que o pneu dura mais.

 

Trabalhamos com uma grande variedade de marcas e medidas.

Peça seu orçamento aqui.